Três anos marcaram significativamente a carreira de Rafaela Silva, que se tornou em 2013 a primeira judoca brasileira a se sagrar campeã mundial na categoria 57Kg. Três anos após sua conquista, no mundial subiu ao
pódio nas Olimpíadas do Rio de janeiro 2016 para, mais uma vez, receber a MEDALHA DE OURO.
Desde estas conquistas, como uma judoca de desempenho excepcional, Rafaela conquistou o ouro no Pan-americano de 2023 em Santiago, no Chile. Estes feitos deram a Rafaela o honroso título de primeira judoca brasileira a ser campeã olímpica, mundial e pan-americana.
Como muitos Atletas brasileiros Rafaela faz parte do programa esportivo das Forças Armadas Brasileiras, tem a patente de terceiro sargento na Marinha do Brasil e integra a equipe do Centro de Educação Física Almirante Nunes (CEFAN), parte do Departamento Militar Esportivo.
Rafaela cresceu na comunidade da Cidade de Deus no Rio de Janeiro e seu esporte favorito era o futebol, que disputava com os meninos da comunidade em um campinho em Jacarepaguá.
Preocupado seus pais Luiz Carlos e Zenilda a matricularam, junto com sua irmã Raquel nas aulas de judô, ministradas no Instituto Reação, montado na Cidade de Deus pelo ex-atleta Flávio Canto.
O desempenho das meninas no judô chamou a atenção do técnico Geraldo Bernardes que identificou, imediatamente, o potencial de ambas para fazer parte da seleção e ele estava, totalmente, certo tanto que em 2008, Rafaela ganhou uma das etapas da Copa do Mundo de judô e tornou-se campeã mundial sub-20.
A partir deste momento Rafaela decolou em sua jornada como judoca e colecionou vários títulos tais como:
– 2011 – Jogos Pan-americanos de Guadalajara – México – medalha de Prada
– 2011 – Mundial Adulto de Paris – Vice Campeã Mundial com 19 anos
– 2012 – Grand Slam de Tóquio – Medalha de Bronze.
– 2013 – Pan-americano de Judô – Medalha de ouro.
– 2015 – o Grand Prix de Dusseldorf,- Campeã.
– 2016 – Olimpíadas do Rio de Janeiro – Medalha de Ouro
– 2017 – Pan-americano do Panamá – Medalha de Ouro
– 2022 – Conquistou o titulo de Campeã Mundial
– 2024 – olimpíadas de Paris – Medalha de Bronze por equipe
– 2024 – Belo Horizonte – venceu o Troféu Brasil – já na categoria 63Kg.
Atualmente Rafaela continua sua jornada de vitórias, morando no Rio de Janeiro e treinando no Flamengo.


