
Nascido em 1927 em São Paulo, filho único de uma família humilde, morava em um porão no centro da Casa Verde – SP, passou a infância desejando brincar, mas não podia porque era responsável por todos os deveres da casa, enquanto seus pais trabalhavam.
Fez o primário (ensino fundamental I) em um colégio de freiras e estudou escultura na Escola Técnica Federal de São Paulo, onde se formou em 1948.
Em 1947 Adhemar começou a praticar esporte, vestindo a camisa do São Paulo, sua primeira competição foi no Troféu Brasil em 1947, obtendo a marca de 13,05 metros. Em dezembro de 1950, saltou 16m e igualou o recorde mundial do japonês Naoto Tajima batido em 1936.
Em 1951 o atleta bateu seu próprio recorde saltando 16,01m se tornando um recordista absoluto, após este feito sua carreira foi marcada por inúmeros títulos nacionais e internacionais tais como:
– PRIMEIRO BICAMPEÃO OLÍMPICO DO PAÍS – OLIMPÍADA DE HELSINQUE 1952 E OLIMPÍADA DE MELBOURNE 1956.
– PRIMEIRO ATLETA SUL-AMERICANO BICAMPEÃO OLÍMPICO EM EVENTOS INDIVIDUAIS,
– RECORDISTA MUNDIAL DO SALTO TRIPLO CINCO VEZES
– PRIMEIRO ATLETA A QUEBRAR A BARREIRA DOS 16M NO SALTO TRIPLO.
– FOI TRICAMPEÃO EM JOGOS PANAMERICANOS – BUENOS AIRES, CIDADE DO MÉXICO E CHICAGO.
Além de treinar pelo São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde treinou pelo Vasco da Gama, Além de treinar na pista de atletismo que circundava o campo, Adhemar também estudava na Escola de Educação Física do Exército e trabalhava no jornal Última Hora.
Estudou Educação Física na Escola do Exército, Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1968) e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero (1990).
Além de atleta o poliglota Adhemar foi Adido Cultural da embaixada do Brasil em Lagos na Nigéria, servidor na Prefeitura de São Paulo, foi comentarista esportivo, locutor da Rádio Panamericana, e colunista do jornal carioca Última Hora. Faleceu em São Paulo aos 73 anos em 2001.
Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF)


